Proponho a construção de um passadiço pedonal adossado ao viaduto do comboio em Oeiras.
Este passadiço deverá ser pedonal e ciclável, não necessariamente com segregação, mas com largura suficiente para circulação de ambos – de modo que não seja necessário proibir a circulação em bicicleta, que é um modo de transporte que Portugal deve e está a promover. O passadiço deverá estar aberto 24/dia, e não apenas no horário de funcionamento das estações.
Vantagens da implementação desta proposta:
- Ligação fácil, rápida e descansada entre as estações de Oeiras e Santo Amaro – quem se dispusesse a fazer este percurso pedonal, beneficiaria dos comboios rápidos que só param em Oeiras
- Ligação muito facilitada entre as duas zonas de Oeiras – atualmente é preciso descer e voltar a subir o vale da Ribeira da Lage num percurso com elevada poluição automóvel
- Potenciar a redução do trânsito automóvel entre as duas zonas
- Potenciar a ligação ciclável entre
.…. - Parede - Carcavelos - Oeiras Santo Amaro - Paço de Arcos - …..
que hoje é prejudicada pela orografia do terreno e ficará facilitada desta maneira.
Compreendo que se trata de uma obra com algum custo. Ainda assim modesto face a muitas outras que se fazem em benefício do trânsito automóvel por todo o país, incluindo o concelho de Oeiras
Trata-se de uma infraestrutura da responsabilidade de Infraestruturas de Portugal. Servindo não só os utentes da linha férrea, mas a população em geral, a Câmara de Oeiras deveria porém ser chamada a participar e contribuir para o pagamento. Mesmo a Câmara de Cascais poderia participar, na medida em que isso promoveria a mobilidade em bicicleta de e para o concelho.
Abaixo a proposta de localização do passadiço.
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