"até 2030 a tornar as suas cidades em:
- Locais atrativos para viver, onde se promove a saúde e o bem-estar dos cidadãos.
- Todos os cidadãos vão respirar ar limpo, desfrutar de água limpa, ter acesso a parques e espaços verdes e experienciar menos ruído ambiental;"
têm em curso diversas obras que promovem a circulação e estacionamento automóvel, inclusivamente com prejuízo directo do já escasso e medíocre espaço reservado ao peão.
Exemplos:
Rua de Luanda, Parede, antes e depois:
Rua Marques Leitão, Parede, antes e depois:
(quem quer beneficiar o peão coloca pilaretes para impedir estacionamento selvagem, não reduz o espaço de passeio ao mínimo)
Avenida António Arroio, Parede, antes e depois:
(passagem exclusivamente pedonal desde sempre)
(nova estrada a 3 metros de salas de aula construídas há 3 meses. A garantia de que as crianças do primeiro ciclo têm uma forte dose diária de poluição automóvel)
Por contraste, veja-se o que se faz para afastar os carros das escolas noutras paragens:
- https://lisboaparapessoas.pt/2021/07/14/antonio-arroio-pedonal-intervencao-artistica/
- https://actu.fr/ile-de-france/paris_75056/carte-rentree-scolaire-a-paris-les-abords-de-80-ecoles-pietonnises_35755139.html
Rua Dr. Câmara Pestana, Parede
já foi passeio, passou a estacionamento. O peão tem que circular pela rua.
Nesta rua não há escassez de estacionamento.
Rua Eduardo Maria Rodrigues, Carcavelos
Em março de 2023, a Câmara de Cascais continua a roubar espaço ao peão para encaixar mais e mais automóveis. Veja-se a indignidade do passeio que restou depois da "beneficiação"
Antes e depois:
Outras situações diversas de desprezo pelo conforto e segurança do peão
(escola santo antónio)
(contentores carcavelos)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.