sexta-feira, 23 de abril de 2010

Profissionalismo



Não há UMA reunião que comece à hora, no local onde trabalho. São 10 minutos (nunca menos que isso), são 20, é meia hora. Tempo durante o qual alguns dos convocados, que chegaram a horas ou vão simplesmente chegando, se entretêm ora lendo uns emails, ora em amena cavaqueira, ora escrevendo este post. Em todo o caso, com fraquíssima, se alguma, produtividade.
Cinco pessoas à espera durante 10min são 50min de trabalho que se perdem. E o respectivo salário.
Eu chamo a isto falta de profissionalismo, e é uma das características que nos diferencia (e distancia) grandemente de povos como o alemão ou o sueco, por exemplo.

Acho eu que isto explica parte significativa do nosso atraso, mas acho que sou só eu, porque não vejo ninguém importar-se, do peão ao administrador.

Ser pontual é coisa "careta", coisa do tempo da outra senhora. Moderno e na moda é ser despreocupado, chegar alegremente meia hora atrasado e nem pedir desculpa.

Afinal, para pontualidade já bastam aqueles chatos do norte, que até vêm em nosso auxílio quando não nos aguentamos com as dívidas. Até ver...

************

E há aqueles colegas que chegam 15 minutos atrasados, não se dignaram telefonar nem lhes passa pela cabeça pedir desculpa, mas entram satisfeitos de café na mão.

1 comentário:

  1. Eu não diria apenas falta de profissinalismo, acrescento também falta de educação.

    E começa muito cedo a falta de pontualidade, mesmo entre camaradas da escola. É comum os jantares de "amigos" começarem sempre tarde. Não que haja mal nisso pois se vamos conviver não devemos estar com pressa. A chatice é sempre é para o gajo artolas que é pontual e está no local combinado à hora indicada.

    Eu gosto é quando alguém chega, já passaram 45 min e dizem: "Ainda não chegou o resto do pessoal? Para a próxima só apareço mais tarde."

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.