quarta-feira, 29 de janeiro de 2025

Facilidade de estacionamento e promoção do automóvel

Determinada linha de autocarro (M30, concelho de Cascais) é muito utilizada por clientes do mercado semanal de Tires, ao sábado de manhã. Este mercado, muito frequentado, tem inúmeros lugares de estacionamento, que no entanto são sempre escassos para tanta procura, assisitindo-se à habitual ocupação selvagem de tudo onde se podem parquear automóveis, com a também habitual passividade da PSP presente no local.


Na viagem de ida para o mercado, uma senhora comentava para um conhecido:

- "Eu tenho carro na garagem!" - querendo com isso significar vejam lá não me confundam com uma pobre que não tem alternativa a andar de autocarro!

"Mas aquilo é um confusão para estacionar! Prefiro vir no autocarro, é um descanso!"

No mesmo dia, no regresso, um homem dizia o mesmo:

- "Dantes vinha de carro, mas desisti, era uma dificuldade estacionar. Hoje estou a experimentar vir de autocarro, ainda não sei os horários. Assim é mais tranquilo."

******************************************

Nenhum deles referiu mesmo de leve fatores de decisão como o custo de usar o automóvel ou critérios ambientais, ou quaisquer outros. Apenas a dificuldade em estacionar.


Em face disto, é bem fácil de concluir qual será a opção destas pessoas se a câmara construir (ou "investir", como é hábito ouvir) mais estacionamento.

Em face disto, e sabendo que este tipo de raciocínio é generalizado, confirma-se aquilo que se sabe muito bem: a constante construção de estacionamento que se verifica pelo país não reduz o congestionamento, não reduz o tráfego. Pelo contrário, incentiva-o.


(fonte Google Maps)




Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.