segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Proposta para a Avenida da República, Parede, em SET2013

Proposta apresentada à Câmara Municipal de Cascais em SET 2013

Introdução

O troço da Avenida da República, na Parede, entre a Praceta António Sérgio e a Rua Dr. Câmara Pestana tem elevado volume de trânsito. Apresenta do seu lado esquerdo (sentido Parede -> Carcavelos) um passeio contínuo mas com más condições de utilização. Não garante continuidade a partir do cruzamento com a Avenida Amadeu Duarte e, por estar do lado da rua junto do qual o trânsito circula, é um passeio desagradável e perigoso para a circulação pedonal. No lado direito da rua existe descontinuidade de passeio. A nova urbanização Rosa Maria dotou a rua de passeio de qualidade nessa zona. O restante troço, porém, tem deficiências ou o passeio não existe de todo. O meu pedido, que explico abaixo, vem no sentido de aproveitar o impulso dado por esta urbanização e criar um corredor pedonal com segurança e agradável, com largura e sem desníveis, entre o cruzamento com a Av Amadeu Duarte e a Rua Dr Câmara Pestana, nesta que é uma espinha dorsal da Parede, tanto em volume de trânsito como em circulação pedonal. A partir da Rua Dr Câmara Pestana, a Av da República tem um passeio recente que, apesar de ter sido construído estreito, garante segurança e qualidade de circulação daí em diante. Adicionalmente, o meu pedido prevê a reorganização e criação de melhor estacionamento neste troço da Avenida, assim como o início da ciclovia que a revisão do PDM em curso prevê.





Local - enquadramento




Troço da Avenida da República, na Parede, entre a Praceta António Sérgio e a Rua Dr. Câmara Pestana.

Caracterização








Características 

• Rua larga, com capacidade para mais de duas faixas de rodagem na maioria do traçado em causa
• Mas via de de sentido único
• Elevado fluxo de trânsito 

Problemas de circulação pedonal

• Passeio esquerdo (sentido Parede -> Carcavelos) estreito em diversos troços, inclinado e escorregadio, perigoso, reduzido por sebes constantemente mal aparadas em diversos pontos
• Passeio esquerdo está junto do trânsito que circula a velocidade elevada
• Passeio direito com descontinuidades, inexistente numa parte, ocupado por automóveis estacionados, com desníveis de lancis


Passeio direito, problemas por troços



Zona A – troço até Praceta António Sérgio
• Passeio muito estreio, apesar da via permitir uma faixa de estacionamento automóvel deste lado do passeio

Zona B – em frente do novo empreendimento Rosa Maria
• Nesta zona o passeio é bom e o estacionamento está ordenado. Com o empreendimento, porém, o fim do passeio termina num lancil, que deve ser eliminado

Zona C – desde o empreendimento Rosa Maria até à Praceta dos Plátanos
• Nesta zona a rua alarga ainda mais, mas na prática não existe qualquer passeio, uma vez que os carros estacionam (como se pode ver acima). Os peões circulam em terra de ninguém, entre os carros estacionados e os carros em circulação rápida. Falta passadeira para atravessar a rua de acesso à Praceta dos Plátanos 

Zona D – desde a Praceta dos Plátanos à Rua Dr. Câmara Pestana
• A rua continua larga, mas o passeio é desnecessariamente estreito. Os carros estacionam em espinha, ocupando o passeio


Detalhe – zona A


Zona A – troço até Praceta António Sérgio
• Passeio vem estreitando a partir da Urbanização Quinta de Santo António
• No entanto a rua é larga o suficiente para que se alargue o passeio, mesmo mantendo o estacionamento





Detalhe – zona C

Zona C – desde o empreendimento Rosa Maria até à Praceta dos Plátanos
• Passeio em frente ao Rosa Maria está a terminar num desnível em lancil, em vez de rampa
• A seguir, existe um espaço largo, com uma espécie de estacionamento, que os automóveis ocupam de qualquer maneira, não deixando qualquer passeio livre. Os peões têm que circular entre os carros que estejam estacionados e os veículos em movimento na rua
• No fim deste troço, não existe passadeira para atravessar o acesso à Praceta dos Plátanos







• Detalhe, com paragem de autocarro, com um estacionamento que é ocupado pelos carros
• Falta passadeira à frente



Detalhe – zona D





Zona D – desde a Praceta dos Plátanos à Rua Dr. Câmara Pestana

• Apesar da rua larguíssima, o passeio é estreio e ainda é ocupado pelos automóveis em espinha
• Os contentes do lixo esperam o peão que atravessa em direcção a esse passeio




• Estacionamento longitudinal, recente, apesar da rua larga, que os automóveis não respeitam estacionando em espinha


Proposta – linhas gerais





1. Redimensionar a via em todo este troço de modo que tenha a largura de 1,5 faixas de rodagem. Ie, que permita fluidez de trânsito em condições normais e que permita a passagem fácil a qualquer veículo mesmo que outro esteja parado na via por qualquer razão.

2. Fazer do lado direito um passeio digno, seguro e agradável (julgo que é perfeitamente possível que tenha 2 metros de largura em toda a sua extensão), sem qualquer lancil (ie, todos os desníveis devem ser em rampa suave) e com passadeira para atravessar o acesso à Praceta dos Plátanos

3. Dotar o passeio de pilaretes onde não exista estacionamento em espinha

4. Fazer estacionamento em todos os locais onde seja possível, de preferência perpendicular à via/em espinha

5. Implementar ciclovia de sentido único neste troço, de acordo com proposta constante na revisão do PDM em curso, documento Mobilidade e Acessibilidades, 01.04.02B

Proposta– zona A



Zona A – troço até Praceta António Sérgio

• Alargar passeio à custa da via, que ainda manterá a largura suficiente
• Manter estacionamento longitudinal
• Para já, não fazer ciclovia neste troço (fazê-la eliminaria o estacionamento) , uma vez que a velocidade de trânsito nesta zona permite a coexistência de veículos automóveis e bicicletas

Proposta– zona C



Zona C – desde o empreendimento Rosa Maria até à Praceta dos Plátanos

• Passeio deverá ser construído na zona mais à direita, encostado à sebe, dando sequência ao existente em frente do Rosa Maria
• Plantar árvores no novo passeio
• Deverá ser possível construir estacionamento perpendicular à via, ou pelo menos em espinha
• Fazer ciclovia. Para isto, bastará marcar o pavimento e colocar alguma sinalização vertical
• Fazer passadeira para atravessar acesso à Praceta dos Plátanos
• Eliminar lancis, criando rampas suaves quando necessário


Proposta– zona D







Zona D – desde a Praceta dos Plátanos à Rua Dr. Câmara Pestana

• Retirar os contentores do ponto de atravessamento da rua
• Alargar passeio se necessário
• Plantar árvores
• Formalizar o estacionamento perpendicular ou em espinha. Impedir ocupação de passeio pelos automóveis
• Continuar a ciclovia até ao cruzamento com a Rua Dr Câmara Pestana. Esta rua e a Rua Dr Manuel de Arriaga, para as quais o PDM prevê também ciclovia, não necessitam tanto dela, coexistindo melhor o trânsito automóvel com as bicicletas. Ainda assim, seria um grande progresso tornar estas duas ruas de sentido único, e implementar ciclovia até à estação de Carcavelos, conforme previsto no PDM.

Anexo 1 – ciclovia proposta no PDM




In PDM Cascais 2013, http://www.cm-cascais.pt/sites/default/files/anexos/gerais/01-04-02b_acessibilidades.pdf , Mobilidade e Acessibilidades, 01.04.02B

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