Não foi ainda há muitos anos que transportar uma bicicleta na linha de Cascais custava uns 5€, quando o passageiro pagava talvez 1€.
Foi ainda há menos tempo que um vigilante me avisou que um "senhor importante da CP, que mora aqui", não queria a minha bicicleta estacionada no local onde a deixava durante o dia quando apanhava o comboio, ainda não havia estacionamentos junto das estações.
Foi ainda há menos tempo que um vigilante me avisou que um "senhor importante da CP, que mora aqui", não queria a minha bicicleta estacionada no local onde a deixava durante o dia quando apanhava o comboio, ainda não havia estacionamentos junto das estações.
Por isso, a evolução da CP Grande Lisboa no apoio às deslocações de bicicleta é notável e digna de elogio, com uma política largamente à frente de muitas outras instituições, como as Câmaras de Cascais ou Oeiras, para referir entidades da mesma região.
Hoje é possível transportar a bicicleta, de forma confortável e gratuita, em todos os comboios urbanos da região de Lisboa. Apenas os comboios da linha de Cascais não têm zonas especialmente desenhadas para tal, devido à antiguidade dos comboios, mas podem igualmente transportar-se neles as bicicletas. Não duvido que as nova composições, que hão-de surgir quando a linha for finalmente modernizada, serão devidamente preparadas para promover as deslocaçõs em bicicleta.
Não tenho reservas em dizer que se tiver que escolher a instituição que na grande Lisboa mais fez para promover a utilização da bicicleta, essa instituição é a CP.
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