Já faltam poucos dias de votação para o Orçamento Participativo de Cascais de 2011/12. Todas as pessoas que de algum modo se interessam por este concelho podem votar.
Dos vários projectos que chegaram a esta fase, seleccionei dois (podem-se consultar todos aqui), pelo seu potencial estrutural e abrangência concelhia:
Projecto 17 - Hortas comunitárias para o concelho (incluindo AUGIs)
Cascais
Espaço Agrário
Hortas comunitárias para o Concelho (incluindo AUGIs)
A proposta propõe a construção de hortas em terrenos municipais abandonados, geridas por Associações de moradores ou a designar. Além de legumes frescos e mais saudáveis, a iniciativa visa ajudar as famílias envolvidas na melhoria do orçamento familiar e permite aos jovens contacto com a terra e a agricultura de uma forma lúdica e agradável.
Projecto 24 - Sistema de bicicletas públicas
Cascais
Espaço Público
Sistema de bicicletas públicas
A proposta prevê a criação de vários pontos estratégicos para depositar e recolher bicicletas (na CMC ou juntas de freguesia mediante o pagamento de um depósito). O sistema necessita apenas de um cartão com chip. Este sistema funciona como alternativa ao transporte público convencional.
O segundo tem o potencial de forçar a criação de condições para a circulação mais generalizada de bicicleta.
Acontece que não me parece se necessário um tal sistema, num concelho como o de Cascais.
É possível estacionar facilmente a bicicleta, é possível transportá-la no comboio. Não existe a necessidade de trocar de transportes públicos numa mesma viagem, levantando a bicicleta num ponto para a deixar noutro, como acontece numa grande cidade.
Assim, promover a bicicleta no concelho de Cascais por este meio parece-me matar uma mosca com um canhão. Despesista, megalómano, à lá Satu de Oeiras. Para encher o olho.
Assim, apesar de lastimar profundamente a falta de condições e de adesão à mobilidade ciclista, não me apeteceu apoiar este tipo de iniciativa.
Votei assim no projecto 17, Hortas comunitárias para o concelho.
Peço a todos que façam o mesmo.
Há imenso potencial para as hortas urbanas de pequena dimensão.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.