domingo, 6 de junho de 2010

Saco não, obrigado

Raramente aceito sacos em supermercados, livrarias ou lojas diversas, sejam eles de plástico ou não.
Sistematicamente o empregado da caixa me olha com estranheza e por vezes insiste, para ter a certeza que percebi e que é gratuito.
Faço-o porque não preciso dele e porque normalmente já levo lixo com fartura em embalagens dos produtos que estou a comprar.
Para que hei-de aceitar um saco para levar um livro que posso perfeitamente levar na mão, por exemplo? Para que hei-de aceitar um saco diferente em cada loja de roupa em que compro, quando posso colocar tudo no primeiro que me deram? Para fazer publicidade às sucessivas lojas? Não me pagam para isso.
Se vou ao supermercado, levo os sacos ou mochila de casa. Basta prever o "futuro" com 1/2 hora de antecedência...

Gostava de ver supermercados e lojas em geral mais conscientes desta necessidade de reduzir o desperdício. Ainda que não queriam cobrar pelos sacos, poderiam ter uma atitude mais passiva em termos de oferta de sacos, não o que vejo hoje: desperdício a toda a força. Sacos e mais sacos a sair das caixas, alguns com um ou dois artigos. Se a pessoa pedisse, então davam.

Gostava ainda mais de ver medidas para reduzir o desperdício de plástico. Como sempre, por via do custo, provavelmente. Taxas sobre utilização, custo directo no cliente...


Várias medidas a ser tomadas aqui


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.