sábado, 19 de novembro de 2011

Bicicletas em Cascais

...são apenas para vista... Ficam bem em projectos de encher o olho e revista publicitárias da Câmara.






Como contei antes, 90 pessoas no plenário de Carcavelos aprovaram duas ideias, uma delas relativa a criar condições para andar de bicicleta.
De facto, das 90 ideias iniciais, 26 subiram ao plenário, sendo que 7 delas estavam relacionadas com as bicicletas. Parece-me um número significativo.




Depois seguiu-se a análise técnica feita pela Câmara Municipal: as aprovadas seguiram para a votação que está agora em fase final, as outras foram para o lixo.


A proposta de circulação ciclista vencedora em Carcavelos mereceu esta justificação de rejeição pela CMC:




A proposta que apresentou visa a criação de uma rede ciclável que una os três centros das localidades.
Infelizmente após a análise técnica e financeira da sua proposta, a mesma não foi seleccionada para a fase de votação do Orçamento Participativo porque a rede viária não reúne as condições de segurança rodoviária necessárias para a implementação da mesma considerando-se apenas viável o prolongamento da via ciclável existente na Av. Jorge V até ao Jardim Pinhal do Junqueiro





É claro que a rede viária  não reúne as condições necessárias: se reunisse, não seria preciso apresentar esta proposta e vê-la ganhar no plenário!




Em gritante contraste, porém, a proposta que prevê a instalação de um sofisticado sistema de aluguer de bicicletas chegou à fase de votação. Mas se não há condições na rede viária, estas bicicletas servirão para quê???




(lista de projectos não seleccionados pela CMC para a votação final)



2 comentários:

  1. É verdade, não entendo porque as bicicletas continuam a ser ignoradas, quando é óbvio que Cascais está atascada em automóveis (especialmente no Verão, precisamente quando a circulação no paredão é proibida).
    Já fui várias vezes atingido por carros, na estrada do Guincho (1 vez), e na Marginal (2 vezes). Nunca vi um polícia sequer a controlar o trânsito lá, mas já fui várias vezes parado pela polícia no paredão.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.