sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Menos sal

Entra agora com força de lei a redução de sal no pão.
É uma boa notícia, na sequência de algumas outras medidas deste (e do anterior) Governo.
Se fosse de qualquer outra forma (exemplo de milhões gastos em sensibilização), o resultado seria próximo de nenhum. A verdade é que só assim se lá vai.

Esta medida terá um efeito enorme. Apesar das pequenas quantidades de sal envolvidas, estamos perante a matemática dos grandes números. Todos comemos pão, em quase todas as refeições, todos os dias. Atacando em apenas um ponto, estamos ainda assim a atacar uma parte significativa do problema, em cada cidadão. A seguir entram os multiplicadores que dão escala e teremos grandes reduções de problemas e mortes provocados ou potenciados pelo sal. Mesmo a nível económico é um benefício.





Pelo mesmo caminho se deve ir no que toca à obesidade começando pela infantil e juvenil.
Não querendo eu retirar a responsabilidade aos pais, que é praticamente total, acho que temos interesse enquanto sociedade em atacar este problema das formas mais pragmáticas que encontrarmos.
Como as crianças passam parte do seu tempo na escola, e como esta é controlada pelo Estado, devemos começar por eliminar aí o acesso a maus alimentos. Falou-se nisso em tempos, não sei qual o estado actual, mas para mim é um caminho.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.