sábado, 6 de fevereiro de 2021

Cascais, o município que rouba ao peão para dar ao carro

Ao mesmo tempo que Cascais anuncia com pompa a adesão do concelho ao "Acordo Cidade Verde", no qual se compromete 

 "até 2030 a tornar as suas cidades em:
- Locais atrativos para viver, onde se promove a saúde e o bem-estar dos cidadãos.
Todos os cidadãos vão respirar ar limpo, desfrutar de água limpa, ter acesso a parques e espaços verdes e experienciar menos ruído ambiental;"

têm em curso diversas obras que promovem a circulação e estacionamento automóvel, inclusivamente com prejuízo directo do já escasso e medíocre espaço reservado ao peão.
Exemplos:



Rua de Luanda, Parede, antes e depois:



Rua Marques Leitão, Parede, antes e depois:

(quem quer beneficiar o peão coloca pilaretes para impedir estacionamento selvagem, não reduz o espaço de passeio ao mínimo)






Avenida António Arroio, Parede, antes e depois:

(passagem exclusivamente pedonal desde sempre)


(nova estrada a 3 metros de salas de aula construídas há 3 meses. A garantia de que as crianças do primeiro ciclo têm uma forte dose diária de poluição automóvel)



Por contraste, veja-se o que se faz para afastar os carros das escolas noutras paragens:
  • https://lisboaparapessoas.pt/2021/07/14/antonio-arroio-pedonal-intervencao-artistica/
  • https://actu.fr/ile-de-france/paris_75056/carte-rentree-scolaire-a-paris-les-abords-de-80-ecoles-pietonnises_35755139.html
Rua Dr. Câmara Pestana, Parede 
já foi passeio, passou a estacionamento. O peão tem que circular pela rua.
Nesta rua não há escassez de estacionamento.


Rua António Louro, Parede
a passadeira desemboca num estacionamento





Rua Eduardo Maria Rodrigues, Carcavelos
Em março de 2023, a Câmara de Cascais continua a roubar espaço ao peão para encaixar mais e mais automóveis. Veja-se a indignidade do passeio que restou depois da "beneficiação"
Antes e depois:

 






Outras situações diversas de desprezo pelo conforto e segurança do peão


(escola santo antónio)

(contentores carcavelos)




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