quarta-feira, 27 de setembro de 2017

A Nova School of Business and Economics em Carcavelos


Tenho observado as críticas acérrimas contra a localização da faculdade da Universidade Nova em Carcavelos.
As críticas podem agrupar-se em 3 categorias:

1) o trânsito
2)o  aumento de preço das casas
3) o ridículo de afetar um terreno de localização excecional, com vista para o mar, a uma escola


Sou da opinião contrária. Penso que esta faculdade é uma enorme mais valia e oportunidade para a zona em que se insere. Trará ao concelho e freguesia, que envelhecem, gente nova; contribuirá para aumentar a fasquia de nível educacional e cultural, portanto o nível de exigência ad população; aumentará e muito a economia local, ao mesmo tempo que criará emprego, por esta via também esbatendo um pouco o caracter dormitório de todo o concelho.

Qual é a cidade que diz não a ter uma faculdade? Quantas e quantas cidades de Portugal não lutaram durante anos (décadas!) para ter uma universidade, ou um instituto politécnico, por essa via criando até uma dispersão porventura excessiva do ensino superior no país?


Quanto às críticas em concreto:

1) O trânsito já hoje é excessivo e por exclusiva culpa dos habitantes locais. Devem eles começar por ponderar a moderação do uso do carro.
Mas, como todos sabemos, há universidade no centro de cidades já consolidadas, e essas cidades não querem ver-se livres delas.
Se queremos que a faculdade não gere trânsito, é preciso desenhar com esse objetivo. Comecemos por recordar que existem 2 estações da CP a curta distância. A de Carcavelos está a cerca de 1,6km, distância que se faz perfeitamente a pé, ainda mais dada a população em causa. Já para não falar da facilidade de a fazer de bicicleta, havendo infraestrutura adequada, até porque existe um sistema de bicicletas partilhadas no concelho.
Mas a melhor forma de garantir que não há trânsito adicional é não existir estacionamento. Se a escola possuir muito poucos lugares de estacionamento, e todas as zonas circundantes tiverem estacionamento pago, com exceção dos moradores, não haverá trânsito. Mas não criar estacionamento e taxá-lo é um pouco fora da mentalidade reinante, infelizmente.


2) Sim, deverá haver aumento do preço das casas por causa do aumento da procura. Mas também deverá haver aumento significativo da atividade económica na zona e aumento da oferta de emprego. Não há bela sem senão, dificilmente se terá apenas aspetos positivos em algo na vida.


3) Imaginemos uma empresa que ocupa um prédio alto, com uma boa vista nos pisos superiores. Se é uma empresa portuguesa, sabemos que esses pisos serão da administração. A vista será pouco partilhada, portanto. Se se tratar de uma empresa nórdica, o melhor piso terá o refeitório, que aproveita a todos os empregados.
É assim que vejo a atribuição daquele terreno a uma escola. Ao longo da sua existência, serão muito milhares os beneficiados pela qualidade do local, ao invés dos poucos adquirentes de uma casa ali, como acabam por ser todos os terrenos bons de Cascais. Temos ainda a opção hotel, mas não me parece que uma escola seja menos digna de ter aquele local.
Colocar ali um escola, ainda para mais superior, é dignificar a educação e a cultura. A localização é ainda um trunfo fortíssimo para potenciar a captura de estudantes estrangeiros, algo que todas as universidades do mundo fazem e que esta não esconde que é uma sua estratégia. E não me parece mal, antes pelo contrário. Só enriquece a nossa mentalidade tantas vezes fechada.



A Escola e Câmara deviam sim aproveitar a oportunidade para mudar o paradigma de deslocação e de espaço público, como sugeri em 2015 a ambos os presidentes (http://diaummais.blogspot.pt/2015/06/mobilidade-saudavel-para-carcavelos-uma.html). Infelizmente duvido que o faça, e teremos mais uma infraestrutura cercada de vias rápidas, à qual só se chega de forma confortável e segura .... de carro, como havia de ser? E lá voltamos ao triste tema do trânsito.

Nota: quanto ao processo e custo futuro de aquisição do terreno não me pronuncio por não ter informação sobre o mesmo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.