domingo, 25 de outubro de 2009

A praga dos cães


Sim, mas e fazer cumprir?



Nunca vi...

Política ciclista da CMC


Para além do empréstimo de bicicletas e da pista-zoo do Guincho, esta imagem ilustra a única política da CMC relativa ao incentivo à utilização de bicicletas.



Nem estes perigosos ciclistas são excluídos da proibição.




terça-feira, 20 de outubro de 2009

Mobilidade em Cascais

Quando se vem pelo passeio da Avenida Ten. Coronel Melo Antunes, em Carcavelos, de repente deparamos-nos com isto:







Que fazer se não queremos apanhar o comboio? Continuar pela estrada, naturalmente, enfrentando automóveis em aceleração e em curva sem visibilidade. A altenativa é o mato do lado esquerdo. Acrescente-se ao cenário uma cadeira de rodas ou carro de bebé. Grande urbanismo.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Mais 4 anos com António Capucho


Julgo que Cascais precisa de uma forte dose de urbanismo.
O estado do seu interior é lamentável. O concelho é hoje uma frágil casca litoral de bom aspecto, com um interior deplorável. Pequenos núcleos são atravessados por torrentes contínuas de automóveis nas mesmas ruas onde antes passava um carro de bois de vez em quando. As ruas são estreitas e sinuosas, sem passeios, sujas devido ao tráfego automóvel, desagradáveis para peões e residentes.

O concelho “automobiliza-se” crescentemente, não existe nenhuma política real alternativa ao automóvel. O comboio já lá está há 100 anos, a bicicleta só é incentivada nos eventos de fachada.

Cascais esvazia-se diariamente em direcção a Lisboa, uma vez que não existe trabalho qualificado. Isto ao contrário de Oeiras, que ao longo dos anos criou condições para ter no seu território aquilo que talvez seja a nata do emprego nacional, com reflexos no PIB e qualificação da sua população.

É por isto que me admira como este concelho elegeu de novo e com maioria absoluta o mesmo presidente, quando a candidata alternativa parecia ter mais conhecimentos e trunfos nesta área.